SEJA BEM VINDO! UM BLOG 100% DEDICADO AOS CÃES, ONDE PODE ENCONTRAR MUITAS CURIOSIDADES SOBRE OS MELHORES AMIGOS DO HOMEM

2013/04/09

Grande Grifo da Vendéia


A sua origem está nos "greffiers", descendentes por sua vez da variedade branca do Saint Hubert, cruzada com uma cadela italiana de caça branco-loura; os resultados foram chamados "Cães brancos do rei", já que o progenitor era um cão branco que o rei havia presenteado ao criador; quanto ao termo "greffier", deve-se ao fato de que o proprietário da cadela de caça era um secretário do rei, isto é, um "greffier". Esses "greffiers" sofreram mais transfusão de sangue de cães de granja. (Este último, entretanto, haveria prejudicado os dotes de resistência da raça).
Embora excelentes, estes sabujos são muitofogosos no arranque e esgotam-se em pouco tempo.
Padrão da Raç: Grande Grifo da Vendéia
Padrão FCI nº 282;
Origem: França;
Nome de origem: Grand Griffon Vendeén;
Utilização: caça.
Classificação FCI - grupo 6 - Sabujos e Cães de Pista de Sangue;
Seção 1.1.1. - Sabujos de Grande Porte;

ASPECTO GERALCão inteligente, decidido, de formas e andadura distintos. Está bem proporcionado e é robusto sem grande pesso.

altura na cernelha: de 60 a 65 cm
CABEÇAUm pouco longa, mas não muito larga entre as orelhas. Nariz preto ou grosso, com fossas muito abertas. Dorso do focinho largo e ret. Lábios cobertos de bons bigodes. A depressão naso-frontal parece mais acentuada por causa do pêlo levantado em cima dos olhos. Crânio muito convexo e não muito amplo.
OLHOS-de cor escura, grandes e vivazes
ORELHASSuaves, estreitas, finas, cobertas de pêlos longos; terminam em forma ovalada, voltadas para dentro e não muito longas. Colocadas baixas, debaixo da linha do olho.
PESCOÇO--leve, sem barbela
TRONCOTórax muito desenvolvido em altura e não muito amplo. Costelas não muito arqueadas. Dorso sólido e curto, reto ou levemente ascendente; lombo musculoso. Flancos um pouco retraidos, mas bem cheios na largura.
CAUDAde inserção muito alta, levada como um sabre, não como uma foice; grossa na raiz, vai-se afinando gradualmente.
MEMBROS 
 ANTERIORESOmbros longos e oblíquos. Membros retos, com antebraço grosso e de boa ossamenta; cotovelos muito aderentes nos lados.
 POSTERIORESDe coxas longas e muito musculosas; jarretes largos e baixos, nem fechados nem abertos, mas aprumados.
PELAGEM (PÊLO)Longo, mas não exageradamente, duro, grosso, eriçado; sub pêlo abundante. Ventre e interior da coxa; não estão sem pêlo. As sobrancelhas  bem desenvolvidas, Não chegam a cobrir o olho
 CORLouro, pêlo de lebre, branco e laranja, branco e cinzento, branco e pêlo de lebre, tricolor com tons mencionados.
 PELENão muito fina
ANDADURA-suave, que indica um exemplar nervoso
FALTAS QUE IMPLICAM DESQUALIFICAÇÃO: Pêlo lanoso

No comments:

Post a Comment

Deixa aqui as tuas questões, dúvidas ou comentários ao Blog