SEJA BEM VINDO! UM BLOG 100% DEDICADO AOS CÃES, ONDE PODE ENCONTRAR MUITAS CURIOSIDADES SOBRE OS MELHORES AMIGOS DO HOMEM

2014/11/28

Grifo da Bélgica

Esses pequenos cães de companhia são curiosos, inteligentes, muito sensíveis e cheios de vitalidade. Manifestando muita segurança, demonstram temperamento firme e podem até mesmo se revelar
teimosos, daí a necessidade de educá-los bem. Devem ser adestrados e socializados desde cedo, logo após o término das vacinas. Vivos e alegres, esses companheiros sociáveis e charmosos são muito asseados. Nem medrosos nem agressivos, são também bons cães de alarme. A pelagem do Grifo de Bruxelas e do Grifo Belga é composta de pelo duro e de uma capa interna (subpelagem). O pelo é naturalmente duro, um pouco ondulado (mas não em cachos) e, em particular, abundante na face, que ostenta barba e bigode. O Pequeno Brabação tem pelo curto, áspero, assentado e brilhante. O Grifo de Bruxelas possui pelagem vermelha ou arruivada. Um pouco de preto no bigode e no queixo é tolerado pelo padrão. A pelagem do Grifo Belga é preta ou preta com fogo. As marcas devem ser puras e de cor intensa. O preto pode ser mesclado de castanho-avermelhado, mas essa traço não é procurado. O Pequeno Brabançon tem as mesmas cores, mas com uma máscara escura. Para as três variedades, alguns pelos brancos no antepeito são tolerados em concursos.

Saúde

O Grifo da Bélgica é uma raça ativa, sempre em busca de aventura. Precisa de exercícios físicos e mentais todos os dias, porém seu pequeno tamanho possibilita que isso aconteça dentro do quintal. A pelagem mais grossa precisa de cuidados de 2 a 3 vezes por semana e tosa. A pelagem mais fina precisa de apenas escovação mínima para remover pelos mortos. Expectativa de vida: 12 a 15 anos.


Origem

As três raças de Grifo Belga descendem de um pequeno cão de pelo duro, chamado "Smousje" e originário dos arredores de Bruxelas, onde é conhecido há muitos séculos. No século XI, o Grifo de Bruxelas já figurava nas telas dos pintores flamengos. Durante muito tempo companheiro dos condutores de fiacre, tornou-se em seguida o favorito das damas. Foi no fim do século XIX que a seleção do Grifo de Bruxelas começou verdadeiramente e que se recorreu a outras pequenas raças, e em particular ao Carlin. Os dois Grifos de pelo duro se diferenciam pela cor da pelagem, enquanto o Pequeno Brabaçon possui pelo curto.


Fonte: portaldodog

No comments:

Post a Comment

Deixa aqui as tuas questões, dúvidas ou comentários ao Blog