SEJA BEM VINDO! UM BLOG 100% DEDICADO AOS CÃES, ONDE PODE ENCONTRAR MUITAS CURIOSIDADES SOBRE OS MELHORES AMIGOS DO HOMEM

2015/05/02

Disfunção cognitiva nos cães

Cada vez mais os donos de animais estão a perceber um “problema de comportamento”nos seus cães idosos que afeta caninos da mesma forma que a doença de Alzheimer afeta os seres humanos. Esta síndrome tem sido chamada “Disfunção Cognitiva Canina (CCD)” ou “Síndrome da Disfunção Cognitiva (CDS)”. Estudos recentes tem mostrado que muitos cães idosos com problemas de comportamento geriátricos tem lesões no cérebro semelhantes às que os médicos veem em pacientes de Alzheimer.
 
 

Os sintomas de disfunção cognitiva canina

 
De acordo com a Pfizer Farmacêutica, 62% dos cães que têm 10 anos de idade e mais velhos vão experimentar pelo menos alguns dos seguintes sintomas, o que pode indicar disfunção cognitiva canina:
 
> Confusão ou desorientação. O cão pode perder-se no seu próprio quintal, ou ficar preso nos cantos ou atrás de móveis.
> Acordado toda a noite, ou uma mudança nos padrões de sono.
> Perda das habilidades de treino. Um cão anteriormente treinado pode não se lembrar de sinalizar para ir lá fora e pode urinar ou defecar, onde ele normalmente não faria.
> Diminuição do nível de atividade.
> Diminuição da atenção ou olhando para o espaço.
> Não reconhecer os amigos ou familiares.
 
Outros sinais de disfunção cognitiva podem incluir:

 
> Ansiedade e irritabilidade aumentada
> Aumento da vocalização
> Apatia
> Diminuição da capacidade de executar determinadas tarefas (por exemplo, truques) ou responder a comandos
 

Diagnóstico

 
Para fazer um diagnóstico de CCD, outras causas do problema de comportamento precisa ser descartada. Por exemplo, diminuição da atividade pode ser devida a uma condição artrítica avanço; desatenção pode ser o resultado de visão ou perda de audição. Um cão que mostra sinais de disfunção cognitiva devem receber um exame físico completo, ter testes laboratoriais adequados e, possivelmente, exames especializados, como um ECG.

No comments:

Post a Comment

Deixa aqui as tuas questões, dúvidas ou comentários ao Blog