SEJA BEM VINDO! UM BLOG 100% DEDICADO AOS CÃES, ONDE PODE ENCONTRAR MUITAS CURIOSIDADES SOBRE OS MELHORES AMIGOS DO HOMEM

2014/09/08

Oito truques para o seu cão parar de fugir

Com certeza já lhe aconteceu deixar o seu portão de jardim ou porta de casa mal fechada e quando voltou atrás para a fechar melhor deparou-se com a saída do seu cão ou mesmo que o seu desaparecimento.
Aqui deixo-vos algumas dicas para isso nunca mais acontecer

1. Ensine disciplina
Comece a educar o seu cão a não fugir quando você sair ou entrar em casa ensinando-o a ficar parado. Para isso, escolha uma área específica como um tapete, diga “fica” e recompense-o quando ele estiver em cima dela.
2. Estabeleça o limite
Para que o cachorro aprenda o conceito de limite, estabeleça uma linha que ele não poderá atravessar. Use uma corda para delimitar o espaço no chão e permaneça do outro lado da marcação. Não deixe o cão passar para o outro lado, reforçando o “fica”.
3. Treino seguro
Em um local que não haja possibilidade de fuga, como o seu quintal, comece a introduzir alguns estímulos do outro lado da linha, como um brinquedo querido pelo animal. Mais uma vez, não deixe que ele atravesse o limite.
4. Maior estímulo
Para representar os atrativos da rua, escolha mais um encorajamento para o cão, como outro brinquedo ou objeto com sonoridade.
5. Local desejado
Vá para o lugar pelo qual você sai de casa, como garagem ou portão. Prenda o peludo na guia e comece os treinamentos exatamente como antes, introduzindo a princípio poucos estímulos.
6. Aumento dos atrativos
Continue a sessão de adestramento mais uma vez usando vários brinquedos. Apenas não esqueça de manter o animal seguro na guia. Se preferir, mantenha o portão fechado também.
7. Solte a guia

Para garantir a segurança do animal, apenas realize esta etapa quando tiver plena confiança de que ele não escapará. Repita com voz firme o comando “fica”, e solte a guia (e abra o portão) aos poucos.
8. Treino final
Nessa fase do treino, o animal já deve saber que não pode levantar quando você sair de casa, a pé ou de carro. Desta forma, mesmo ele estando sem guia e sem a sua supervisão atenta, ele não tentará fugir. Para isso, não deixe de repetir os outros procedimentos na ordem, quantas vezes for necessário.
 revista meu pet
Tudo Sobre Cães

No comments:

Post a Comment

Deixa aqui as tuas questões, dúvidas ou comentários ao Blog